Empresários e gestores sabem da importância de uma gestão com foco em produtividade. Diante de um mercado exigente, é fundamental atuar na otimização de processos e na redução de despesas. Nesse sentido, a terceirização de serviços é uma alternativa que faz parte das estratégias corporativas.
Esse modelo de trabalho tem sido cada vez mais utilizado por empresas que adotam um planejamento direcionado ao seu core business, mas que buscam mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos.
A terceirização de serviços é capaz de trazer uma série de ganhos ao seu negócio.
1. MANTER O FOCO NO NEGOCIO DA EMPRESA E SUA ESTRATEGIA
O primeiro benefício gerado pela terceirização de serviços é a possibilidade de manter os responsáveis pela gestão do negocio, focados no negócio e estratégia da empresa. Preocupações secundárias são compartilhadas e delegadas a parceiros, bem como a responsabilidade pela operação. Dessa forma, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para a aperfeiçoar a gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados.
2. CONTAR COM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM TODAS AS ETAPAS DA OPERAÇÃO
Outro benefício importante com a terceirização de serviços é poder contar com equipes especializadas, com know-how diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, sendo aptos a realizar as atividades previstas com mais qualidade e excelência. A terceirização pode ser considerada uma profissionalização das tarefas. Como vantagem adicional o contratante não terá de se preocupar com atualização e capacitação da equipe de trabalho, no caso de uma equipe interna esse será um custo que terá de contar periodicamente.
3. REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS
Os encargos previstos na legislação brasileira com direitos trabalhistas oneram muito a folha de pagamento, para micro e pequenas empresas estes custos poderão ser incomportáveis. Em linhas gerais, o custo-benefício da terceirização é positiva, pois envolve custos menores se comparados com os necessários para a formação de uma equipe interna para realização das mesmas atividades. Não devemos esquecer também que esta modalidade conta com uma maior previsibilidade de custos, uma vez que nos valores pagos mensalmente à terceirizada estão inclusos os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas. Portanto, esse modelo de contrato colabora para o equilíbrio financeiro da empresa.
4. PRIORIZAR OS INVESTIMENTOS
As empresas terceirizadas, investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e qualificação de suas equipes, objetivando manter o diferencial competitivo e oferecendo ainda mais qualidade. Para a micro e pequena empresa representa essa é uma vantagem extra uma vez que a liberta para se dedicar a projetos mais relevantes para seu desenvolvimento.
5. CONSTRUIR PARCERIAS PRODUTIVAS
Outro benefício adicional da terceirização é a possibilidade de construir parcerias com fornecedores e não apenas contratar serviços. É particularmente interessante escolher uma empresa tecnicamente especializada, com conhecimento e vivência no mercado e que, seja capaz de agregar valor e apoiar estrategicamente a gestão. Relações ‘ganha-ganha’ são sempre importantes na busca pela produtividade.
6. OTIMIZAR O TEMPO DE GESTORES E PROFISSIONAIS
A terceirização de serviços possibilita uma otimização do tempo de responsáveis e profissionais uma vez que algumas atividades passam a ser realizadas pelas empresas terceirizadas. Com este processo é possível uma redução da sobrecarga de trabalho.
7. EXPANDIR O NEGÓCIO DE FORMA ESTRUTURADA
Os benefícios citados criam uma condição bastante favorável ao crescimento, consolidação e expansão dos negócios. Para micro e pequenas empresas esta vantagem poderá ser uma das mais importantes uma vez que possibilita a expansão da empresa.