Blog

A terceirização de portaria em condomínios

Por Barrier Terceirização de Serviços - 25/03/2021
A terceirização de portaria em condomínios

Habitualmente é cada vez mais comum os síndicos aderirem à terceirização de portaria em condomínios.

O que antigamente trazia economia nas despesas do condomínio, migrou-se para as vantagens de possibilitar o compartilhamento das dificuldades de gestão de funcionários. A empresa contratada terá a função de escolher, treinar, substituir e tratar as obrigações trabalhistas diretas com os colaboradores, cabendo ao Condomínio apenas acompanhar e fiscalizar o serviço executado, inclusive nas questões burocráticas e legais.

A terceirização de portaria em condomínios inclui a gestão da escala de trabalho e suas demais atribuições são: oferecer funcionários capacitados ao Condomínio e substituí-los de maneira imediata em quaisquer problemas, cumprir o que foi acordado em contrato, oferecer cursos e direcionar feedbacks sempre que necessários, entre outros.

Apesar do que se pensava antigamente, o que vemos atualmente é que os valores se equiparam se compararmos a contratação orgânica x serviços oferecidos por empresas sérias de mercado. Por isto, não podemos contar com “milagres” ao surgirem orçamentos muito abaixo dos valores praticados de mercado, desconfie de salários fora da base de categoria ou até mesmo da não retenção de encargos obrigatórios, gerando riscos passivos para o Condomínio.

Entre as vantagens da terceirização podemos destacar a facilidade em obtenção de mão de obra qualificada, cobertura de faltas, folgas e férias, custos com rescisões, e etc. Já em relação as desvantagens, devemos alertar que estas podem ser variadas de acordo com a prestação de serviços oferecida pela empresa escolhida, sendo a mais comum a falta de segurança do local, não pagamento correto de salários e encargos trabalhistas, rodizio descontrolado de colaboradores no ambiente.

 

Aguarde..